-
-

Ao Vivo
Playlist
Ministério das Comunicações fica em 3º lugar entre ministérios avaliados pelo TCU em índice de governança
02 de Novembro 2024
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Ministério das Comunicações alcançou o 3º lugar entre os 31 ministérios avaliados pelo Tribunal de Contas da União no levantamento iESGo 2024 – Índice ESG (Environmental, Social and Governance). O resultado vem se somar a outro que coloca o ministério em 1º lugar em transparência ativa, atendendo integralmente aos critérios da Controladoria-Geral da União (CGU).

“Estar entre os primeiros colocados neste importante ranking aponta que estamos no caminho certo para alcançar a excelência para atingir nossas metas, que estamos cumprindo o que determina a legislação no que diz respeito à política de governança da administração pública”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Ao todo, o TCU avaliou 387 organizações no iESGo 2024. No ranking geral, o Ministério das Comunicações ficou na 81ª posição. O levantamento foi feito por meio de questionário, o qual abordou nove temas: liderança, estratégia, controle, gestão de pessoas, gestão de tecnologia e de segurança da informação, gestão de contratações e orçamentária; e sustentabilidade ambiental e social.

O Ministério das Comunicações teve 77,1% de pontuação, praticamente empatado com o Ministério dos Transportes (77,6%). O melhor resultado foi do Ministério da Justiça (86%).

Esse novo instrumento de pesquisa, chamado iESGo, foi gerado a partir da reformulação do questionário do iGG, que passou a integrar a avaliação dos processos de governança e gestão com os de sustentabilidade ambiental e social.

O Ministério das Comunicações preencheu cerca de 400 perguntas e precisou comprovar com documentação todas as informações prestadas. O indicador do TCU usou como base o Decreto nº 9.203/2017, que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Ele define como governança pública o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão para condução de políticas públicas e prestação de serviços de interesse da sociedade.

Compartilhe a matéria: