-
-

Ao Vivo
Playlist
Janeiro Branco: Uma Reflexão Sobre a Importância da Saúde Mental
14 de Janeiro 2025

Janeiro Branco é uma campanha nacional dedicada à promoção da saúde mental e emocional. Inspirada por movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, a iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão. Seu objetivo é sensibilizar a população para a importância do bem-estar psicológico e estimular a busca por cuidados especializados quando necessários.

Por que Janeiro?

O primeiro mês do ano é simbolicamente associado a recomeços, reflexões e novos projetos. A escolha do nome “Janeiro Branco” remete à ideia de uma “folha em branco”, incentivando as pessoas a reescreverem suas histórias e priorizarem a saúde mental. Segundo o criador da campanha, “o mês é um convite para que cada pessoa reflita sobre suas emoções e relacione-se melhor consigo mesma”.

A Psicóloga Paula Roberta fala da importância de sabermos identificar quais são os sinais que sua saúde mental pode estar dando de que você não está bem.

'' Mudanças bruscas de humor ou irritabilidade constante, cansaço excessivo mesmo após descanso. Dificuldade de concentração ou sensação de estar desligado, alteração no sono tanto para mais quanto para menos, perda de interesse por coisas que antes te davam prazer, sensação persistente de ansiedade , de tristeza, de vazio, esses são sinais e sintomas importantes para se atentar de algo precisa ser cuidado em você.''

Além dos sinais que seu corpo e sua mente já estão sinalizando, e importante também você criar momentos para te deixarem mais desacelerado, segundo a Psicóloga.

'' Criar um momento de desacelerar nem que seja 10 minutos para respirar, meditar, fazer uma leitura, tirar um momento para se desligar daquilo que te deixa tão ativo e importante também manter o equilibrio. Lembre que descansar não é preguiça, mas na verdade necessidade.''

Muito importante buscar ajuda quando você não está se sentindo bem.

Como Buscar Ajuda

A saúde mental é parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS). Diversos serviços gratuitos estão disponíveis:

  • Unidades Básicas de Saúde (UBS): O primeiro passo é buscar atendimento com um clínico geral na UBS mais próxima, que pode encaminhar o paciente a um psicólogo ou psiquiatra.

  • Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): Esses centros oferecem atendimento especializado com equipes multidisciplinares e são organizados por faixa etária e demandas específicas, como o CAPS Infantil (CAPSi) e o CAPS para usuários de álcool e drogas (CAPSad).

  • Clínicas-Escola de Psicologia: Universidades que oferecem cursos de Psicologia dispõem de clínicas-escola, onde alunos supervisionados por professores realizam atendimentos gratuitos ou a preços acessíveis.

  • Centro de Valorização da Vida (CVV): O CVV disponibiliza apoio emocional 24 horas por meio do telefone 188 ou pelo chat online no site oficial.

  • Atendimento Particular.
Compartilhe a matéria: