
O deputado Joãozinho Tenório (PRD) esteve no último final de semana em Mendoza, na Argentina, fazendo parte da comitiva Missão Pernambuco em Mendoza, iniciativa que buscou fortalecer a cooperação entre Pernambuco e a província argentina por meio da vitivinicultura, do enoturismo e do comércio bilateral.
Representando os municípios pernambucanos, entre eles Bonito, Camocim de São Félix e Lagoa Grande, o parlamentar destaca a importância da troca de experiências para impulsionar a produção local de vinhos e fomentar o turismo na região.
A missão, que ocorreu entre os dias 28 de março e 1º de abril, é resultado de uma articulação entre o Governo de Pernambuco e a unidade ProMendoza, com apoio do Consulado Geral da Argentina em Pernambuco.
A delegação pernambucana contou com a participação de membros do Governo de Pernambuco (SAESPRI, SETUR, Empetur e ADEPE), da Prefeitura de Lagoa Grande (PE), de associações de produtores, empresários do setor de vitivinicultura, fruticultura, hotelaria e outros, além de representantes do trade turístico, do poder legislativo estadual e federal e de instituições como Senac e Sudene.
A província argentina é reconhecida mundialmente como a terra do vinho, sendo responsável por 70% da produção vinícola da Argentina, com mais de 1.200 vinícolas. Além disso, Mendoza consolidou-se como um dos principais destinos de enoturismo no mundo, resultado de políticas públicas que transformaram uma região em um polo produtivo e turístico.
Também se destaca como um hub logístico estratégico, o que pode facilitar a exportação de produtos pernambucanos para novos mercados sul-americanos.
Para Joãozinho Tenório, a visita representa uma oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos sobre a produção de vinhos e o desenvolvimento do enoturismo, setores que podem despontar nos municípios como Bonito e Camocim de São Félix, por exemplo.
“Bonito e Camocim de São Félix já contam com vinícolas que podem se tornar grandes polos de geração de empregos, turismo e renda. Estivemos em Mendoza para entender as melhores práticas e trazer esse conhecimento para Pernambuco, fortalecendo a economia local e abrindo novas oportunidades para os produtores da nossa região”, afirmou o deputado.
Além da troca de experiências no setor vitivinícola, a Missão Pernambuco em Mendoza também buscou fortalecer o comércio bilateral entre Pernambuco e Argentina e promover trocas técnicas entre instituições de ensino superior das duas regiões
. Durante a programação, Joãozinho Tenório participou de reuniões estratégicas, visitas a vinícolas, a produtoras de azeite, fábricas de reciclagem e encontros com empresários e especialistas dos setores.
A presença do deputado na missão reforça seu compromisso com o desenvolvimento econômico e turístico de Pernambuco, com o objetivo de impulsionar novos negócios e fortalecer a economia local.
Na Alepe, o deputado também faz parte da Frente Parlamentar em Defesa da Vitivinicultura e do Enoturismo, que tem como objetivo ajudar produtores a desenvolver a produção de uva e vinho em Pernambuco, com atenção especial ao potencial turístico do setor.