
A convite da Prefeitura de Passira, a presidente da Ordem dos Advogados - Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella, participou na tarde da quinta-feira (20), de uma audiência com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto. Em pauta, as condições estruturais do Fórum da Comarca de Passira.
A gestão municipal alega que, após o Tribunal agregar a Vara Única da Comarca de Cumaru à Comarca de Passira, os atendimentos foram prejudicados pela alta demanda no local e a falta de estrutura para atender esse aumento. Também presente na reunião, a presidente da OAB Limoeiro, Camilla Coutinho, e o procurador-geral de Passira, Érico Almeida. Além deles, o secretário de Finanças do município, Alberes Soares.
Durante a audiência, a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, destacou a necessidade de melhorias no Fórum. “A demanda no local é muito grande e a estrutura precisa de ajustes para não prejudicar o atendimento à advocacia e à população. Então, essa união de entidades em prol de um bem comum é essencial e fortalece o acesso à Justiça”, pontuou.
A presidente da OAB Limoeiro, Camilla Coutinho, enfatizou a dificuldade da advocacia trabalhar no local. “Com a junção da Vara Única da Comarca de Cumaru à Comarca de Passira, o atendimento acabou sendo prejudicado, dado o tamanho da demanda. Então, é necessário haver uma mudança estrutural que traga qualidade para quem busca o serviço, mas essencialmente, aos advogados e advogadas que militam diariamente no local”, disse.
Após a reunião, ficou decidido que, em breve, será realizada a reforma de todo o prédio do Fórum. Além disso, posteriormente, será construído um novo Fórum para atender todas as necessidades da advocacia, dos jurisdicionados e dos trabalhadores.